Início ANDROID Cientistas descobrem um problema surpreendente com dietas sem açúcar

Cientistas descobrem um problema surpreendente com dietas sem açúcar

43
0

Abandonar completamente o açúcar pode não ser tão benéfico quanto muitas pessoas pensam. Uma nova pesquisa apresentada no sábado na ENDO 2026, a reunião anual da Endocrine Society em Chicago, sugere que a remoção completa do açúcar da dieta pode ter efeitos inesperados na saúde intestinal e metabólica.

Pesquisadores do Dasman Diabetes Research Institute, no Kuwait, estudaram o que acontecia quando ratos eram alimentados com uma dieta pobre em gordura e sem sacarose, uma forma comum de açúcar. O estudo comparou os animais a um grupo controle que recebeu dieta pobre em gordura contendo sacarose por 16 semanas.

“A remoção completa da sacarose das dietas com baixo teor de gordura pode perturbar inesperadamente a saúde intestinal, promovendo inflamação e disfunção metabólica, destacando a importância da nutrição equilibrada em vez de simplesmente remover o açúcar”, disse o Dr. Rasheed Ahmad, cientista-chefe e presidente do Departamento de Imunologia e Microbiologia do Dasman Diabetes Research Institute na Cidade do Kuwait, Kuwait, que foi fundado pela Fundação Kuwait para a Promoção da Ciência.

Dieta sem açúcar ligada a alterações metabólicas

Para avaliar os efeitos da eliminação da sacarose, os pesquisadores mediram a tolerância à glicose, a sensibilidade à insulina, os hormônios metabólicos circulantes, o microbioma intestinal e a inflamação do cólon e do fígado.

Apesar de manterem pesos corporais semelhantes, os ratos com dieta sem sacarose experimentaram algumas alterações negativas na saúde em comparação com o grupo de controle. Estes incluem mau controle do açúcar no sangue, resistência à insulina, desequilíbrio microbiano intestinal, inflamação intestinal e alterações associadas à doença hepática gordurosa.

“As descobertas sugerem que a remoção completa da sacarose das dietas com baixo teor de gordura pode impactar negativamente a microbiota intestinal e a saúde metabólica”, disse Ahmed. “Este estudo destaca a importância de manter uma dieta balanceada de carboidratos para apoiar a homeostase intestinal e imunológica”.

Microbioma intestinal e equilíbrio dietético

Os pesquisadores dizem que anteriormente pouco se sabia sobre as consequências potenciais de dietas altamente restritivas com baixo teor de gordura que eliminam completamente o açúcar.

“Este estudo pode influenciar futuras recomendações dietéticas, enfatizando a importância de manter um microbioma intestinal saudável, em vez de focar apenas na restrição de açúcar”, disse Ahmed. “A longo prazo, estas descobertas podem ajudar a melhorar estratégias para prevenir e gerir distúrbios metabólicos, doença hepática gordurosa e inflamação crónica”.

A equipe acredita que os resultados destacam a necessidade de considerar um equilíbrio alimentar geral, em vez de focar apenas na redução da ingestão de açúcar.

“Estudos como este refletem o compromisso do nosso instituto em promover descobertas científicas baseadas em evidências para melhorar os resultados de saúde pública e aprofundar a nossa compreensão das doenças metabólicas”, disse Faisal Hamed Al-Refaei, MD, diretor interino do Dasman Diabetes Institute.

Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui