Uma nova pesquisa da Universidade de Sydney mostra que os idosos que reduzem a gordura na dieta ou a ingestão de proteína animal mostram sinais de se tornarem biologicamente mais jovens.
O estudo foi publicado em células envelhecidasdescobriram que adultos com idades entre 65 e 75 anos experimentaram uma diminuição na sua “idade biológica” estimada após apenas quatro semanas seguindo uma dieta específica. As descobertas sugerem que as mudanças na dieta mais tarde na vida podem melhorar rapidamente os marcadores associados ao envelhecimento e à saúde geral, disseram os pesquisadores.
A pesquisa foi liderada pela Dra. Caitlin Andrews, da Escola de Vida e Ciências Ambientais da Universidade de Sydney. Embora os resultados sejam encorajadores, os cientistas sublinham que o estudo fornece apenas uma indicação precoce, e não uma evidência clara de que a dieta possa reverter o envelhecimento. Eles dizem que são necessários estudos maiores e de longo prazo para determinar se essas alterações biológicas reduzem o risco de doenças ao longo do tempo e se os mesmos efeitos ocorrem em outras faixas etárias.
O que é idade biológica?
A idade cronológica mede a expectativa de vida de uma pessoa, enquanto a idade biológica reflete o estado das funções do corpo. O envelhecimento biológico varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como saúde, estilo de vida e capacidade do corpo de se recuperar do estresse e da doença.
Para estimar a idade biológica, os cientistas analisam biomarcadores, que são indicadores mensuráveis da saúde fisiológica ao longo do tempo. Esses biomarcadores são frequentemente considerados mais úteis do que a idade cronológica na compreensão da saúde a longo prazo e da expectativa de vida potencial.
No estudo, os pesquisadores usaram informações de 20 biomarcadores para calcular as pontuações de idade biológica dos participantes. Isso inclui medições como níveis de colesterol, insulina e proteína C reativa. Os dados vêm do estudo Nutrition for Healthy Living realizado no Charles Perkins Center da universidade.
Quatro planos de dieta diferentes testados
O estudo incluiu 104 participantes que foram designados aleatoriamente para uma das quatro dietas. Cada dieta forneceu 14% da energia total proveniente de proteínas.
Ambas as dietas são onívoras, com metade de suas proteínas provenientes de fontes animais e o restante de plantas. As outras duas são dietas semivegetarianas em que 70% da proteína provém de fontes vegetais.
Dentro dessas categorias, os participantes também foram designados para uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos ou para uma dieta pobre em gordura e rica em carboidratos. Isso criou quatro grupos dietéticos: onívoro rico em gordura (OHF), onívoro rico em carboidratos (OHC), semi-vegetariano rico em gordura (VHF) e semi-vegetariano rico em carboidratos (VHC).
O IMC (índice de massa corporal) dos participantes variou de 20 a 35. Todos os participantes eram não fumantes, não vegetarianos e não tinham comorbidades graves (como diabetes tipo 2, câncer, doenças renais ou hepáticas) ou alergias e/ou intolerâncias alimentares.
Qual dieta fez a maior diferença?
Os pesquisadores descobriram que a dieta do grupo OHF estava mais próxima daquela que os participantes comiam antes do estudo, mas os marcadores de idade biológica não mudaram significativamente.
No entanto, a idade biológica diminuiu nos outros três grupos. A evidência estatística mais forte veio do grupo OHC, que seguiu uma dieta onívora rica em carboidratos e pobre em gordura. Neste grupo, 14% da energia veio das proteínas, 28-29% da gordura e 53% dos carboidratos.
Embora os resultados sugiram que a dieta pode afectar o envelhecimento biológico a um ritmo alarmante, os investigadores alertam que não está claro se estas melhorias são sustentadas a longo prazo ou se conduzem a uma redução sustentada da idade biológica.
Pesquisadores pedem estudo mais longo
“São necessárias mudanças na dieta a longo prazo para avaliar se as mudanças na dieta alteram o risco de doenças relacionadas com a idade”, disse Alistair Senior, professor associado da Escola de Vida e Ciências Ambientais e do Centro Charles Perkins que liderou o estudo.
Dr. Andrews disse: “É muito cedo para dizer se mudanças específicas na dieta prolongarão sua vida. Mas este estudo fornece uma indicação precoce dos benefícios potenciais de mudanças na dieta mais tarde na vida”.
“Pesquisas futuras devem explorar se estas descobertas se estendem a outros grupos e se as mudanças documentadas são sustentadas ou preditivas de resultados a longo prazo”.


