Início ANDROID Mesmo se você comer alimentos saudáveis, ultraprocessados ​​podem distraí-lo

Mesmo se você comer alimentos saudáveis, ultraprocessados ​​podem distraí-lo

33
0

Um novo estudo sugere que comer mais alimentos ultraprocessados ​​pode dificultar a concentração e contribuir para fatores associados à demência, mesmo naqueles que seguem uma dieta saudável.

Pesquisadores da Monash University, da St Paul’s University e da Deakin University analisaram dados dietéticos e cognitivos de mais de 2.100 australianos de meia-idade e mais velhos sem demência. Suas descobertas foram publicadas em Alzheimer e Demência: Diagnóstico, Avaliação e Monitoramento de Doençasum jornal da Associação de Alzheimer.

Alimentos ultraprocessados ​​e capacidade de atenção

Estudos descobriram que mesmo pequenos aumentos no consumo de alimentos ultraprocessados ​​podem levar a diminuições significativas na atenção e na velocidade de processamento mental.

A autora principal, Barbara Cardozo, do Departamento de Nutrição, Dieta e Alimentação da Universidade Monash e do Victoria Heart Institute, disse que os resultados acrescentam evidências de que alimentos altamente processados ​​estão ligados a uma pior saúde cerebral.

“Pelas nossas descobertas, um aumento de 10% no AUP é aproximadamente equivalente a adicionar um saco padrão de batatas fritas à sua dieta diária”, disse o Dr. Cardozo.

“Para cada aumento de 10% na quantidade de alimentos ultraprocessados ​​que uma pessoa consome, vemos uma diminuição significativa na capacidade de concentração de uma pessoa.

“Do ponto de vista clínico, isso significa pontuações persistentemente mais baixas em testes cognitivos padronizados que medem a atenção visual e a velocidade de processamento”.

Cerca de 41% das calorias diárias dos participantes do estudo provinham de alimentos ultraprocessados, quase em linha com a média nacional australiana de 42%.

Por que o processamento de alimentos pode ser importante

Alimentos ultraprocessados ​​(AUP) incluem produtos como refrigerantes, salgadinhos embalados e refeições prontas. Diferentemente dos alimentos in natura ou minimamente processados, esses produtos passam por extenso processamento industrial.

Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo é que a concentração é afetada negativamente, independentemente da qualidade geral da dieta de uma pessoa. Mesmo os participantes que normalmente seguiam uma dieta mediterrânea saudável mostraram a mesma relação entre maior ingestão de alimentos ultraprocessados ​​e falta de concentração.

Isto sugere que o próprio nível de processamento pode desempenhar um papel importante, disseram os pesquisadores.

“O ultraprocessamento de alimentos muitas vezes destrói a estrutura natural dos alimentos e introduz substâncias potencialmente prejudiciais, como aditivos artificiais ou produtos químicos de processamento”, disse o Dr. Cardoso.

“Esses aditivos sugerem que a ligação entre dieta e função cognitiva vai além da perda dos chamados alimentos saudáveis ​​e apontam para mecanismos relacionados ao próprio grau de processamento dos alimentos”.

Links para fatores de risco de demência

Os pesquisadores também descobriram que o aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados ​​estava associado a um aumento nos fatores de risco conhecidos para demência. Isso inclui condições como obesidade e pressão alta, que podem ser controladas para ajudar a manter a saúde do cérebro a longo prazo.

Embora os estudos não tenham estabelecido uma ligação direta entre alimentos ultraprocessados ​​e perda de memória, os pesquisadores observam que a atenção é uma função cognitiva fundamental. Ele desempenha um papel vital na aprendizagem, na resolução de problemas e em muitas outras tarefas mentais.

Como a atenção está subjacente a muitos aspectos do pensamento, um declínio na atenção pode ser um importante sinal de alerta de mudanças cognitivas mais amplas.

Equipe de pesquisa e financiamento

O estudo foi liderado pela Dra. Bárbara Cardozo. Os co-autores incluem Dra. Lisa Bransby, Hannah Cummins, Professor Yen Ying Lim e Xinyi Yuan da Monash University; Dra. Euridice Martinez Steele, da Universidade de São Paulo; e Dra. Barbara Brayner e Dra. Priscila Machado, da Deakin University.

O estudo utilizou dados do Healthy Brains Project, que é apoiado pelo National Health and Medical Research Council (NHMRC), Alzheimer’s Society, Dementia Research Australia, Bethlehem Griffith Research Foundation, Eugilba Alzheimer’s Research Program, National Heart Foundation of Australia e Charleston Alzheimer’s Disease Conference. Dra.

Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui