Pesquisas anteriores mostram que consumir grandes quantidades de alimentos ultraprocessados(1) Associado a uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Outras pesquisas(2) Estudos constataram que uma dieta baseada em alimentos vegetais pode reduzir esse risco, desde que esses alimentos proporcionem uma nutrição balanceada e sejam consumidos nas proporções adequadas.
Para explorar mais detalhadamente a relação entre nutrição e saúde cardiovascular, cientistas do INRAE, Inserm, Université Paris-Nord-Sorbonne e Cnam analisaram além do facto de os alimentos provirem de fontes vegetais ou animais. A sua avaliação também leva em consideração o conteúdo nutricional dos alimentos, incluindo fatores como carboidratos, gorduras, vitaminas antioxidantes e minerais, e o nível de processamento industrial envolvido.
Estude como avaliar dieta e escolhas alimentares
A equipe avaliou dados de 63.835 adultos franceses NutriNet-Santé fila. Os participantes foram acompanhados por uma média de 9,1 anos, alguns até 15 anos. Informações sobre sua dieta (coletadas durante pelo menos três dias) foram coletadas por meio de um questionário online. Esta abordagem detalhada permitiu aos investigadores classificar as dietas com base na proporção de alimentos vegetais e animais, tendo também em conta a qualidade nutricional e o nível de processamento.
As descobertas sugerem que os adultos que consumiram mais alimentos vegetais de maior qualidade nutricional (baixo teor de gordura, açúcar e sal) e minimamente processados industrialmente tiveram um risco aproximadamente 40% menor de doenças cardiovasculares do que os adultos que consumiram menos alimentos vegetais nutritivos e mais produtos de origem animal.(3).
No entanto, as pessoas que consumiram grandes quantidades de alimentos vegetais de maior qualidade nutricional, mas que eram ultraprocessados (incluindo pão integral industrial, sopas compradas em lojas, massas prontas ou molhos para salada comerciais) não tiveram um risco cardiovascular reduzido em comparação com pessoas que consumiram menos destes produtos e mais alimentos de origem animal.
Alimentos vegetais ultraprocessados associados ao aumento do risco de doenças cardíacas
O risco é significativamente maior para adultos que seguem uma dieta baseada principalmente em alimentos vegetais, que são de menor qualidade nutricional e excessivamente processados. Esses alimentos incluem batatas fritas, bebidas de frutas açucaradas ou refrigerantes feitos de extratos de plantas, bombons ou doces de chocolate, cereais matinais açucarados e biscoitos salgados. O risco de doenças cardiovasculares é cerca de 40% maior do que aqueles que comem mais alimentos vegetais, de boa qualidade nutricional, com pouco ou nenhum processamento industrial.
Por que o nível de processamento é importante para uma dieta baseada em vegetais
No geral, os resultados sugerem que a compreensão da relação entre dieta e saúde cardiovascular requer considerar a qualidade nutricional dos alimentos e o seu grau de processamento, além do equilíbrio entre ingredientes de origem vegetal e animal. Estas descobertas apoiam as recomendações de saúde pública para incentivar o consumo de alimentos à base de plantas, ricos em nutrientes e minimamente processados (como frutas e vegetais frescos, congelados ou enlatados de alta qualidade, sem adição de gordura, sal, açúcar ou aditivos).
notas
(1) De acordo com a classificação NOVA, estes alimentos foram submetidos a processamento biológico, químico ou físico significativo (como extrusão, pré-fritura, hidrólise ou aquecimento a temperatura ultra-alta) e/ou as suas formulações contêm determinados aditivos alimentares (como corantes, emulsionantes ou adoçantes) que não são necessários para a segurança alimentar, ou substâncias industriais como óleos hidrogenados, xarope de glicose/frutose, proteínas hidrolisadas e açúcares invertidos.
(2) Rauber F., da Costa Louzada ML, Chang C. et al. (2024). Impacto do ultraprocessamento de alimentos no risco cardiovascular considerando alimentos de origem vegetal: uma análise da coorte UK Biobank. Lancet Região Europeia SaúdeDOI: https://doi.org/10.1016/j.lanepe.2024.100948 Daas MC, Vellinga RE, Pinho MGM, et al. (2024). O papel dos alimentos ultraprocessados nas dietas vegetais: ligações com a saúde humana e a sustentabilidade ambiental. Jornal Europeu de Nutrição. Número digital: https://doi.org/10.1007/s00394-024-03477-w
(3) Ou seja, cerca de 280 gramas de frutas e vegetais por dia – metade das recomendações do Plano Nacional de Saúde e Nutrição francês (PNNS) – e 54,1 gramas de carne vermelha por dia (cerca de 380 gramas por semana),
O estudo NutriNet-Santé é uma iniciativa de saúde pública coordenada pelo Grupo de Pesquisa em Epidemiologia Nutricional (CRESS-EREN, Inserm/INRAE/Cnam/University Paris-Sorbonne Nord/Université Paris Cité). Graças ao compromisso e à participação a longo prazo de mais de 180.000 nutricionistas, o estudo está a ajudar a avançar a investigação sobre a ligação entre nutrição (dieta, actividade física, estado nutricional) e saúde. Lançado em 2009, o projeto resultou em mais de 300 publicações científicas internacionais. O recrutamento de novos participantes está em curso para continuar a apoiar a investigação pública sobre a relação entre nutrição e saúde.
Apenas alguns minutos por mês na plataforma segura Etudes-Nutrition Network-sante.fr Para responder questionários sobre alimentação, atividade física e saúde, os participantes estão ajudando a construir conhecimentos sobre hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
